CRM 75.426

Endócrino-Age


Toda ação gera uma reação e pensando dessa forma chegamos à conclusão que nós, seres humanos, sempre seremos resultado de nosso próprio comportamento. Em nossa infância dependemos de hormônios para estimular o crescimento e também a ‘iniciação’ intelectual.


Dependemos do Hormônio do Crescimento e do Hormônio Tireoidiano, dependendo da idade e do grau de suas faltas podem causar Nanismo e/ou déficit intelectual. Se os hormônios da tireóide não tem data marcada para diminuírem ou desaparecerem do organismo, o Hormônio do Crescimento, após estabelecer um período de estabilização na vida adulta, apresenta redução em sua produção eu varia de indivíduo para indivíduo, processo esse conhecido como “Somatopausa”.


As glândulas adrenais produzem vários hormônios. Entre eles, o DHEA ganhou notoriedade quando se verificou que a flutuação de seus níveis era traduzida por variações na disposição e vivacidade comportamental. Alguns grupos no mundo estudam as flutuações do DHEA, sugerindo que seu monitoramento seja uma chave para o bem-viver. A queda em seus níveis caracterizaria a Adrenopausa.


Diversos estudos sugerem que, quanto menor o nível de DHEA da pessoa, maior o risco de morte por doenças relacionadas com o envelhecimento. Em um estudo realizado por Elizabeth Barret-Connor, famosa pesquisadora da área hormonal, médica, professora e chefe de departamento de medicina preventiva da Universidade da Califórnia, San Diego, monitoram-se os níveis de DHEA em 242 homens de 50 a 79 anos de idade durante 12 anos. O estudo revelou forte correlação entre os maiores níveis de DHEA e o menor risco de morte decorrente de todas as causas. Entre os indivíduos que sobreviveram, o nível de DHEA era três vezes maior do que entre os que morreram.


Outro hormônio que vem ganhando observação nos últimos anos é a melatonina, produzida pela glândula pineal. Até pouco tempo era relacionado apenas com o ciclo claro-escuro, porém muito se admite de ação para a melatonina, incluindo como grande atividade do hormônio, a depuração de radicais livres de nosso organismo. O processo de diminuição dos níveis deste hormônio é denominado Melanopausa.


Endócrino-Age é a observância de todos estes itens à luz da realidade médica em que vivemos, associada às resultantes do processo de envelhecimento.


Antônio Carlos do Nascimento - Endocrinologista
CRM: 75426


Maria Carolina Nascimento - Endocrinologista
CRM: 72532


Doutores em endocrinologia pela FMUSP



Pretendo fazer uma consulta com os profissionais da Montenegro Emagrecimento!


Nome:
Celular:  
E-mail:
Tratamento:

Bela Ação

O Projeto Bela Ação tem o propósito de apoiar e dar visibilidade a Organizações Não Governamentais (ONGs) de pequeno porte.

Livros

Livros

Conheça alguns livros relacionados com Emagrecimento.

Montenegro Cultural